terça-feira, 20 de outubro de 2009

Euuuuu voltei!!!

Olá Pessoas...

Voltei, mudei de emprego e agora estou atualizando minha vida virtual.
É o seguinte entrei em um site de relacionamentos chamado casa pro é da editora abril e todo voltado a designers de interiores, decoradores e arquitetos, lá tem dicas, trabalhos e fóruns de discussões que são ótimos, o cadastro é total gratuito.. O texto abaixo faz parte de um dos fóruns, sei que muita coisa fica vaga com relação as funções designersxarquitetos, veja a visão esclarecedora do arquiteto Robson Gonzales:


Vou tentar esclarecer de forma simples e direta:
Vou tomar por base COB - classificação Brasileira de Ocupações - se quiser saber o que é acesse: http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf

Decorador (de interiores): O profissional, autodidata ou não, que desenvolve e executa projetos de interiores, em seus mais diferentes níveis de complexidade.

Designer de Interiores: Na última revisão do COB, a denominação Decorador foi substituída por Designer de Interiores (de nível médio ou superior) onde:
designer de interiores nível médio: Projetam e executam soluções para espaços internos residenciais, comerciais e industriais visando a estética, o bem-estar e o conforto.

designer de interiores nível superior: Projetam e executam de forma criativa e científica soluções para espaços interiores residenciais, comerciais e institucionais, visando a estética, a eficiência, a segurança, a saúde e o conforto. Pesquisam produtos, materiais e equipamentos para elaboração e execução de projetos de interiores.

são sinônimos:Ambientador, Decorador de interiores, Designers de ambientes, Designers de interiores, Planejador de interiores

Arquiteto (de interiores, paisagistas, patrimônio,urbanista):Elaboram planos e projetos associados à arquitetura em todas as suas etapas, definindo materiais, acabamentos, técnicas, metodologias, analisando dados e informações. Fiscalizam e executam obras e serviços, desenvolvem estudos de viabilidade financeira, econômica, ambiental. Podem prestar serviços de consultoria e assessoramento, bem como estabelecer políticas de gestão.

Falando em escala projetual, a grosso modo, seria mais ou menos assim:

Urbanista: Desenha a cidade, seu traçado, seus bairros, arruamentos,lotes, etc.
Arquiteto: Desenha as Edificações (prédios, casas, etc), mobiliários urbanos, etc.
Engenheiro civil: Constrói os prédios desenhados pelos arquitetos e cuidam dos projetos específicos como estrutural, elétrica e hidráulica.
Arquiteto Paisagista: cuida da paisagem urbana, praças, parques, paisagismos internos de condomínios, e residências.
Designer de Interiores ou Decorador: Cuida dos projetos das áreas internas projetando e distribuindo o mobiliário e afins. Cuidamos dos detalhes, dos acabamentos, dos encontros de materiais, etc. Olhamos tudo com lupa, para que fique o mais próximo da perfeição possível. Temos que contar cuecas e sapatos, para projetar os armários..... o pintor quer nos matar sempre que pedimos que façam 50 testes de tinta até que o cliente fique satisfeito e nós também.. e por ai vai!


Fazendo uma analogia simples: o designer de interiores ou Decorador, embora (dependendo do profissional e não da instituíção que o formou) possa deter quase todo o conhecimento projetual (estruturas, elétrica, hidraúlica e afins) não pode ser responsável nem assinar os projetos de reforma ou intervenções arquitetônicas, pois não foram habilitados para tal fim. analogia: Minha habilitação é categoria E, então posso dirigir automóveis de passeio, profissionalmente e até ônibus e caminhões, porém embora saiba, não tenho permissão para pilotar motos, se me pegam, volto pra casa a pé!

Espero ter ajudado.

Robson Gonzales
Designer de Interiores, Arquiteto e Urbanista.

#fica dica

!Menegazzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário