sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Release My Box

Segue abaixo o Release oficial que deve ser utilizado para divulgação do MyBox:

Estudantes de Design criam opções de moradia em contêineres

Na próxima segunda e terça-feira (dias 23 e 24), cerca de 150 alunos dos cursos de Design Gráfico, de Interiores e de Produto, da Universidade de Sorocaba (Uniso), estarão montando dois modelos de habitação estudantil em contêineres de 15 metros quadrados.
Trata-se do “My Box”, projeto de caráter interdisciplinar, que mobilizou os alunos em pesquisas, além de visitas a repúblicas e outros tipos de moradia de estudantes, para a identificação dos hábitos desse público. O desafio era criar um ambiente personalizado, que atendesse às necessidades do morador, num espaço pequeno.
Essa alternativa está se popularizando entre estudantes de outros países, como Holanda, onde recebe o nome de “Spacebox”. Além do baixo custo, a mobilidade constitui outro atrativo. Voltados para esse mercado, há modelos que oferecem isolamento térmico e acústico.
No Brasil, o uso contêineres como habitação é comum na construção civil, para abrigar os operários. “Esse tipo de moradia pode inspirar outros projetos. De forma criativa, é possível criar um ambiente com conforto”, afirma o professor Marcelo Silvani, Coordenador dos cursos de Design.
A ambientação dos contêineres foi inspirada em dois moradores fictícios: Aline Hungria Santos, 22 anos, estudante de Jornalismo; e Marcio Nogueira, 21 anos, estudante de Engenharia de Produção.
A distribuição dos espaços e os detalhes da decoração foram escolhidos conforme o perfil de cada um. No caso de Aline, foram utilizadas referências ao seu gosto por fotografia, livros, roupas em tons claros, flores e móveis antigos. Já Marcio, queria ser piloto de kart, é apaixonado por carros e ouve música dos anos 80.
De 30 de novembro a 4 de dezembro, o “My Box” estará aberto à visitação, durante o “Open Design”, evento promovido pelos cursos, com palestras sobre diversos temas na área, na Cidade Universitária (Rodovia Raposo Tavares, Km 92,5). Será cobrado R$ 1,00 pelo ingresso e a bilheteria será revertida ao Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci).
Os contêineres foram cedidos pela empresa Soldatopo, de Mairinque, uma das maiores fabricantes do segmento. Outras empresas também apóiam o projeto.

Email - Carla Salles - 19/11/2009

Verinha
Carpe Diem

Nenhum comentário:

Postar um comentário