sábado, 19 de setembro de 2009

Minhas Anotações I - Palestra na Uniso Seminário com as Prof. Miriam e a Luisa

Inaugurando uma nova tag. Rabiscos.
Não se preocupem, não encherei esse blog de tags como faço com o meu, mas acharia interessante se os colaboradores do blog dividissem os rabiscos de seus cadernos com os leitores. Vale tudo referente a aulas interessantes, palestras, e até ilustrações de conversas em sala, quem sabe?

Minhas anotações durante a palestra da Miriam e da Luiza sobre Palimpsesto poético, percepção e forma na comunicação, na aula que tivemos no Seminário.

Palimpsesto Poético, esse palavrão, é muito simples de se entender como as camadas que formamos em nossas vidas, em nossos corpos e em nosso entendimento ao longo da vida. São as sobreposições de experiências que formamos em nossa personalidade.

Por exemplo, a Verinha não seria ela mesma se não criasse seu visual, ou não chegasse abraçando a todos pelo caminho. Tudo que incorporamos no dia-a dia são palimpsesto, formas artificiais que criamos para subjetivar nós mesmos. Por definição, palimpsestos eram pergaminhos que foram apagados e reescritos como forma de economizar papiros que eram muito caros.

Tentamos portanto sobrepor à nossa forma original elementos que se mesclam a nós mesmos, resultantes de nossas experiências de vida e de nosso desejo de perfeição.
Tudo que vivemos, toda a nossa personalidade e tudo aquilo que acrescentamos em conhecimento nos deixam marcas que influenciam no entendimento da figuração poética.

Poético, criar uma nova experiência através de signos. Segue-se algumas frases ditas em aula:
"Se extende além da literatura"
"A forma já como conteúdo"
"Mensagem voltada para a mensagem"
"Design da linguagem"
"Apela para todos os sentidos humanos"
"O erotismo da palavra" (gostei desta definição).
" A descoberta de coisas que nunca vi."

No poético cada leitura propõe descobertas.

Beijinhos
Carpe Diem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário